Posted by: guyveloso | 11 de August de 2010

Coleção Pirelli-Masp 2010

A Coleção Pirelli/MASP de Fotografia chega a sua 18ª edição com 70 obras de fotógrafos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Pará, além do norte-americano George Leary Love, que atuou em São Paulo dos anos 60 aos 90 e receberá homenagem póstuma ao lado de Luiz Hossaka, fotógrafo do MASP desde os anos 50 e membro da Comissão Organizadora da Coleção até sua morte, no ano passado. A nova edição prioriza o lado autoral de fotógrafos publicitários, fotojornalistas e um cineasta.

Desde sua criação, em 1990, a Coleção traz artistas com representação e influência significativas na fotografia brasileira, escolhidos por uma comissão formada por Boris Kossoy, Thomaz Farkas, Rubens Fernandes Junior, Mario Cohen e Piero Sierra. Nesta edição os fotógrafos Luiz Braga, do Pará, e Aristides Alves, da Bahia, foram convidados a indicar os artistas de seus estados: os paraenses Alberto Bitar, Octávio Cardoso, Mariano Klautau Filho, Alexandre Sequeira e Guy Veloso – este último, fotógrafo selecionado para a 29ª Bienal de São Paulo com a série documental Penitentes – e os baianos Anizio Carvalho, Iêda Marques, Bauer Sá e Maria Sampaio – fotógrafa e escritora falecida em junho passado.

A fotografia paulistana traz, nesta edição, o publicitário Ricardo Barcellos, a fotojornalista Marlene Bergamo e Gustavo Lacerda, com obras da série Albinos, de 2009. O uso de recursos tecnológicos na fotografia está contemplado pelo trabalho dos fotógrafos Rafael Jacinto, Pio Figueroa e João Kehl e da produtora Carol Lopes, do coletivo fotográfico Cia da Foto.

Márcio Rodrigues e Marco Mendes, dupla de fotógrafos do Lumini, premiado estúdio fotográfico de Minas Gerais, apresentam trabalhos individuais. E o cineasta carioca Ivan Cardoso dá ao público a oportunidade de ver seu trabalho por trás de outras lentes que não as das câmeras super-8.

 

Em sua 18ª edição, a Coleção Pirelli/MASP presta homenagem a dois fotógrafos: Luiz Sadaki Hossaka (1928-2009): Fotógrafo, museólogo e membro da comissão da Coleção Pirelli-MASP até seu falecimento. Trabalhou no MASP desde o início dos anos 50, onde aprendeu a fotografar. Grande parte da documentação histórico-fotográfica do museu foi feita por Hossaka durante os mais de 50 anos em que trabalhou na instituição.

“Janus”, Sociedade Vale do Amanhecer, Templo de Petrolina-PE, 2004 (c) Guy Veloso

George Leary Love (1937-1995): Fotógrafo americano que se mudou para São Paulo em 1966. Colaborou com a difusão da fotografia de expressão pessoal no Brasil durante os anos 70 e 80. Desde 1992 a Coleção já possui três fotos do artista. Porém a oportunidade única de obtenção de um lote de 13 obras chamou a atenção da comissão pela possibilidade de lembrar este fotógrafo e constituir no MASP um conjunto que revela todo seu experimentalismo e liberdade.

Novo endereço da Coleção Pirelli/MASP na Web – Com mais de mil obras de mais de 300 artistas, a Coleção Pirelli/MASP de Fotografia poderá agora ser acessada em sua totalidade no novo endereço da Coleção, em http://www.colecaopirellimasp.art.br. No site é possível pesquisar todas as obras, biografias, temas, catálogos, edições anteriores, artigos e até mesmo visitar exposições virtuais específicas da coleção.

Coleção Pirelli/MASP de Fotografia – 18ª Edição
Em exposição: De 12 de agosto a 3 de outubro, na Galeria Horácio Lafer, 1º andar. Vernissage: 11 de agosto, 19h30. Coordenação: Anna Carboncini. Apoio: Pirelli. Produção e Montagem: Equipe do MASP.

MASP
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – Av. Paulista, 1578. Acesso a deficientes. Horários: De 3ªs a domingos e feriados, das 11h às 18h. Às 5ªs: das 11h às 20h. A bilheteria fecha uma hora antes. Ingresso: R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00. Crianças até 10 anos e adultos acima de 60 não pagam. 3ªs feiras: ingresso livre.

Fonte: http://www.revistamuseu.com.br/

Na Folha de SP:http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/780380-colecao-pirelli-se-volta-a-artistas-do-para-e-da-bahia.shtml

Cópias da exposição: laboratório Silvio Pinhatti.

MASP. Setembro de 2010. Foto Guy Veloso.

Expo. MASP. Setembro de 2010. Foto Guy Veloso.


Responses

  1. Não conhecia essa…vc publicou no site????????

    Muito, mas muito boa mesmo..acho que é a uma das minhas prediletas que tu ja fizestes!!!!!

    Abs grande.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: