Posted by: guyveloso | 4 de March de 2011

COLEÇÃO PERMANENTE MAM-SP

Cinco novos autores integram acervo do MAM em 2011

Da Série "Penitentes". Coleção MAM-SP. Guy Veloso

Com o intuito de incentivar o colecionismo de fotografias e, ao mesmo tempo, incrementar o acervo do MAM com a expressiva produção de fotógrafos brasileiros, o Clube de Colecionadores de Fotografia foi criado em 2000.

A coleção de fotografia do MAM teve início em 1980 e ganhou impulso a partir de meados dos anos 1990, quando o museu passou a apresentar, colecionar e discutir mais efetivamente a fotografia contemporânea. O Clube de Colecionadores de Fotografia nasceu nesse momento de particular atenção à institucionalização do meio fotográfico, ao mesmo tempo em que a fotografia brasileira ganhou destaque em mostras mundo afora.

Ao assumir a curadoria do Clube em 2005, Eder Chiodetto criou linhas de pesquisa pautadas por algumas vertentes da produção nacional que abarcam da fotografia documental à experimental, explorando as imbricações da linguagem com o real e suas fronteiras com a ficção. Identidade nacional, documentários contemporâneos, representação e metalinguagem, retratos e vanguardas históricas são algumas dessas linhas.

A parceria entre o museu e os cinco artistas que doam trabalhos a cada ano é o que possibilita o funcionamento do Clube. Os sócios recebem por ano cinco cópias de alta qualidade das fotografias doadas, assinadas e numeradas. Graças a essa parceria, os sócios podem iniciar ou incrementar suas coleções particulares com o aval do museu.

Eder Chiodetto
Curador do Clube de Fotografia


Para tornar-se sócio do Clube de Fotografia:

Os sócios do Clube de Fotografia do MAM recebem, a cada ano, cinco obras concebidas especialmente para o MAM por artistas de prestígio selecionados pela curadoria do museu. As obras são produzidas em tiragens de 100 exemplares e um deles passa a integrar o acervo do MAM. (11) 5085-1406. clubedafotografia@mam.org.br

 

Edição 2011:

Araquém Alcântara

Claudio Edinger

Flávio Damm

Guy Veloso

Sofia Borges


Responses

  1. Guy,
    Parabéns!
    Tudo de bom para você.

    • Obrigado, Meg! bejão!

  2. […] sobre o Clube da Fotografia MAM: https://guyveloso.wordpress.com/2011/03/04/colecao-permanente-mam-sp/ -1.455021 […]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: