Posted by: guyveloso | 8 de April de 2011

Exposição Diversidade Religiosa

 

Idéia original: Michel Pinho.

Curadoria: Guy Veloso.

Produção: Fatinha Silva.

RELEASE (Michel Pinho): Abre nesta quinta feira, 7 de abril de 2011, uma mostra coletiva com imagens de 25 fotógrafos sobre as manifestações de fé existentes no Brasil. A proposta, surgida no final do ano de 2010, se baseia na diversidade de celebrações católicas e afro-brasileiras.
Michel Pinho, professor de história e fotógrafo, propôs para a Associação Fotoativa a realização de uma coletiva na galeria da sede da instituição, envolvendo seus sócios e colaboradores. A proposta foi aceita e a resposta muito positiva: imagens de círios, de candomblé, Vale do amanhecer, terreiros Mina, evangélicos, umbanda, hinduísmo e judaísmo podem ser conferidos na exposição.

Guy Veloso, fotógrafo premiado e reconhecido por seu longo trabalho com a religiosidade popular brasileira, foi chamado para assinar a curadoria e a edição da mostra, segundo ele, ” a exposição caminha para várias direções entre elas fazer que certo preconceito velado pelo “outro”, pelo que “lhe é desconhecido” caia por terra”.

A escolha do tema gerou pequenos embates na hora da finalização da mostra, uma das edições possíveis na galeria, era a colocação da foto de Alan Soares, uma Ganesha (deusa do hinduísmo) no início da exposição. Após algumas discussões, a decisão foi dar um viés político: não poderíamos privilegiar nenhuma narrativa religiosa em detrimento de outra. Guy explica qual foi a decisão: “edição foi feita junto com Michel Pinho, idealizador do projeto. Iniciamos fazendo aproximações entre as fotos de acordo com as tons e cores,. Algumas montamos em bípticos dada a comunhão de estilos entre 2 fotógrafos diferentes.”

A Festa e a Fé

Difícil imaginar um fotógrafo paraense que não tenha acompanhado o Círio e suas inúmeras procissões. Irene Almeida, faz o trajeto pela fé e a fotografia a fez enxergar a manifestação religiosa de outra forma: “a fotografia fez com que eu continuasse a acompanhar de forma diferente, antes como alguém que via o círio apenas da praça e hoje de dentro e penso que até mais próximo, registrando a fé das pessoas que pra mim é incrível e emocionante. Lembro que um ano não pude estar presente, por motivo de doença e foi como se aquele ano estivesse faltando algo.”

A religiosidade brasileira se constituiu ao longo dos séculos com uma forte união do sagrado com o profano. Os batuques dos terreiros Minas e as danças da umbanda estão presentes pelas lentes de Thiago Araújo e Anita Lima que dialogam intensamente com a imagem de Fatinha Silva retratando a Marujada de Bragança.

A escolha pela diversidade

“O Brasil nasceu a sombra da cruz”, afirma a historiadora May Del Priore, e continua: “a religião era uma forma de identidade, de inserção num grupo social ou no mundo”. Uma das propostas do projeto expositivo é problematizar uma leitura apenas européia sobre a fé e seus ritos. Visto no conjunto, não corremos o risco de confirmar o dito popular que “Deus é só um”. Essa frágil afirmação não resiste a pluralidade de manifestações existentes ao longo do processo histórico brasileiro e nem poderia sê-lo, pois é na diversidade de expressões que se assenta o enorme legado cultural e religioso nacional.

Não confirmamos o ditado de que religião e política não se discutem, fomos na contra-mão: abrimos o debate.

Serviço: Exposição Coletiva Diversidade Religiosa Brasileira
Abertura: 07 de abril de 2011 às 19 horas
Visitação: 08 de abril a 08 de maio, de segunda a sexta (09h às 13h e 15h às 18h) e sábado (09 às 13h)
Local: Galeria da Fotoativa – Endereço: Praça das mercês, n.19 – Comércio – Telefone: 3225-2754

Lista dos fotógrafos:
Alexandra Farah, Analú Morais, Ana Morkazel, Alan Soares, Anita Lima, Bob Menezes, Cinthya Marques, Emídio Contente, Fatinha Silva, Francilins, Guy Veloso, Irene Almeida, Joyce Nabiça, Luciana Bezerra, Michel Pinho, Paulo Gomes, Roberto Malato, Rafael Araújo, Shamara Fragoso, Tamara Saré, Tarso Sarraf, Thiago Araújo, Valério Silveira, Vinicius Xavier, Wagner Okasaki.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: