Posted by: guyveloso | 14 de July de 2011

Texto que acompanha a obra – Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP

O primeiro passo para fotografar um tema complexo como o das seitas religiosas é não ter dogmas e convicções próprios como parâmetro para julgar a fé alheia. Só assim o fotógrafo estará apto a perceber as sutilezas ocultas nas diversas camadas simbólicas de uma crença.

Guy Veloso manteve-se nessa busca por mais de uma década, até seus registros romperem com o padrão clássico do documentarismo para mergulhar numa estética renovada, na qual ele nos coloca em contato com uma nova ordem de dimensões. Essa atitude libertária no trato com a linguagem fotográfica foi de fundamental importância para que o artista pudesse retratar a fé religiosa dos penitentes, incompreendida e vista como absurda e patológica por muitos, sem fazer juízo de valor.

As imagens tornam-se orgânicas. É como se não víssemos mais fotografias “sobre” algo, mas a coisa em si. Por vezes é necessário experimentar, expandir a linguagem, romper com os manuais, para que o realismo, que também se oculta no não visível, irrompa com maior contundência.

Outro fator que agrega valor a essa fotografia da série Penitentes: dos Ritos de Sangue à Fascinação do Fim do Mundo, que esteve presente na 29a Bienal Internacional de São Paulo/2010 e na mostra “Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira” (Sesc Belenzinho, 2011), é a forma perspicaz pela qual o artista irá se valer do seu tema documental para expandir esse registro em matizes de cor e composições complexas, como nessa cópia que o integrante do Clube de Fotografia do MAM-SP recebe agora. Este é um típico ensaio que afirma com contundência como é obsoleto classificações que buscam opor arte e documento. 

 Eder Chiodetto

Curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP

Info. sobre o Clube: https://guyveloso.wordpress.com/2011/03/04/colecao-permanente-mam-sp/


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: