Posted by: guyveloso | 11 de October de 2011

Coleção Rubens Fernandes Júnior na Pinacoteca do Estado (SP)

Percursos e Afetos
fotografias 1928/2011

Coleção Rubens Fernandes Júnior

Exposição de 8 de outubro de 2011 a 11 de março de 2012

terça a domingo, das 10h às 18h, entrada até as 17h30

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Praça da Luz, 2 – Luz – Fone 3324.1000
cep 01120-010 – São Paulo – SP
Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC
http://www.pinacoteca.org.br

Do olhar adiante

Inventamos a fotografia por quê?
Se vemos todas as coisas, por que inventamos fixá-Ias?
Não é bastante vê-Ias, cada um do seu jeito?
Por que é que inventamos essa “coisa” que não é para os outros
verem a mesma coisa que a gente viu? ¹

A exposição Processos e Afetos – Fotografias, 1928/2011 nos apresenta o modo de ver de um colecionador, Rubens Fernandes Junior, pesquisador que vem se dedicando ao estudo e ao entendimento dos processos fotográficos pelo menos nas três últimas décadas. A partir da busca incessante desse ato de colecionar e pesquisar, essa trajetória transforma Rubens Fernandes Junior em um personagem-referência para as questões ligadas à imagem principalmente no Brasil. Esse conjunto que agora a Pinacoteca apresenta (com outra pontuação intitulada Fotógrafos Lambe-Lambe no Parque da Luz, 1920/1932, que poderá ser vista no percurso da mostra de longa duração, no segundo andar do museu) foi sendo construído a partir da profunda relação estabelecida entre os artistas e o pesquisador, e das suas intermináveis buscas em espaços públicos e privados, com a intenção de criar uma coleção onde não apenas a fotografia estivesse presente como “objeto de desejo”, mas, sobretudo, como ponto de partida para o encaminhamento de um conhecimento sem fronteiras entre procura, respostas e descobertas.

É esse o aspecto que torna tão provocante esse conjunto de obras e documentos. Entre essas imagens e seus autores há uma história sendo pontuada que passa pela fotografia documental, pelo fotojornalismo, pelos ensaios autorais, pelos retratos e pelos experimentos que indicam não apenas os processos de trabalho e as técnicas assimiladas. Mostram, também, as variadas formas de impressão, a preocupação com o resultado final a partir da escolha de determinado tipo de papel, sua gramatura, os efeitos que a superfície plana ou porosa poderá provocar na exatidão ou no ruído da imagem da forma que o autor gostaria que fosse finalmente apreciada. Então temos uma troca de experiências: o olhar do pesquisador que encontra e protege o olhar do fotógrafo que viu o que os outros, nós que estamos do lado de cá, queremos fixar para tentar entender, digamos assim, a passagem do tempo e seus pequenos segredos, já que cada fotografia traz em sua representação um esquema muito particular de alguma não-coisa que gostaríamos de guardar talvez para sempre.

Rubens Fernandes Junior foi responsável, em 1980 – durante a gestão de Fábio Magalhães -, pela criação do Gabinete Fotográfico na Pinacoteca. Essa experiência aproximou a fotografia da programação do museu com a intenção de “criar um espaço para a discussão fotográfica enquanto manifestação social, cultura e artística” ². Nos dois anos seguintes foram realizadas mostras de nomes hoje com trabalhos definitivos para a compreensão da fotografia brasileira. A exposição Processos e Afetos – Fotografias, 1928/2011 traz de volta para o museu, três décadas depois, a espectografia de um poeta-caminhante que sobretudo na solidão de suas pesquisas, nas andanças pelas cidades, diante dos seus livros e das fotografias que lhes pertence protege e expõe aquilo que não deveremos esquecer.

Diógenes Moura
Curador de Fotografia
Pinacoteca do Estado de São Paulo

¹ Fernando Lemos, fotógrafo, poeta e artista plástico numa tarde de quinta-feira, em 2006, em sua casa, no bairro do Butantã.
² Ofício com proposta de criação do Gabinete Fotográfico encaminhado por Fábio Magalhães para a Comissão Estadual de Fotografia e Artes Aplicadas no dia 14 de abril de 1980.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: