Posted by: guyveloso | 13 de October de 2011

Festival Manaus Bem na Foto

O Festival “Manaus Bem na Foto” traz o premiado fotógrafo paraense Guy Veloso, que recentemente representou o Norte do país na 29ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo.

Sua exposição “Entre a Fé e a Febre: Retratos” revela em 18 fotografias em preto e branco manifestações religiosas ímpares no interior profundo do Brasil, ritos que mesmo em um mundo “globalizado” são desconhecidos do grande público, em muitos casos, até das pessoas que vivem nas cidades onde ocorrem.

A captação das imagens, iniciada em 1998, foi feita exclusivamente com câmeras analógicas – algo raríssimo hoje em dia – e durou sete anos. Contou com um complexo estudo prévio, exaustivas negociações com grupos religiosos fechados ou mesmo secretos e visitas sistemáticas a oito Estados do Norte, Nordeste e Centro-oeste em épocas específicas de festas, procissões e romarias.

Guy Veloso, 41 anos, é um fotógrafo reconhecido por seu trabalho com a religiosidade popular brasileira. De formação acadêmica em Direito, é fotógrafo independente desde 1988 com diversas publicações nacionais e internacionais. Em 1999 lançou o livro “Via Láctea”, já na 6ª edição. Participou em 2011 da importante mostra “Geração 00 – A Nova Fotografia Brasileira” curada por Eder Chiodetto. Possui obras nas coleções Joaquim Paiva, Museu de Arte Moderna-RJ, Pirelli/MASP e Museu de Arte Moderna-SP.

A força estética de Guy Veloso transporta o leitor para além da própria dimensão. Sua fotografia habita um universo incógnito: o mágico, o sagrado, é facilmente impressa na lembrança e lá continuará pulsando ainda por muito tempo. Para o curador Rubens Fernandes Jr., “as imagens surpreendem pelo non sense, pelo surreal, pela completa dissonância entre o mundo real e o outro mundo”.

“Entre a Fé e a Febre: Retratos” iniciou o seu ciclo expositivo em 2005, no Teatro Nacional de Brasília, passou pelo Museu de Arte Contemporânea de Santiago-Chile, esteve na fábrica das câmeras Leica em Solms-Alemanha (não por coincidência, a mesma marca que Guy Veloso usa), rodou por diversos Festivais de fotografia da América do Sul até chegar em Manaus.

Photovivência, diálogo com o fotógrafo Guy Veloso (PA)
Local: Saraiva MegaStore – Manauara Shopping -19h
Data: 15 de outubro de 2011

Exposição “Entre a Fé e a Febre”
de 14 a 24 de outubro de 2011
Centro Cultural Palácio da Justiça

Alexandre Fonseca – Coordenador do MBF – Festival de Fotografia


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: