Posted by: guyveloso | 2 de December de 2011

2009 – Curadoria Expo. Belém Histórica

Belém Histórica. Fotoativa. Marco Serrão.Belém Histórica. Fotoativa

Foto: Marcos Serrão.
Texto e curadoria: Guy Veloso
Fotoativa, 2009.

 

Aqui não é Paris!

Em duas manhãs ensolaradas de dezembro de 2008, o historiador Michel Pinho e a arquiteta Cybelle Miranda fizeram visitas-guiadas pelo centro histórico de Belém. Compareceram a este chamado pessoas de todas as idades, tanto fotógrafos amadores quanto profissionais. A idéia foi simples: juntar os dois estudiosos, 78 interessados, máquinas fotográficas de todos os tipos (de modelos digitais recém lançados à câmeras artesanais) e uma cidade com muito para contar. Desta combinação idealizada pela Associação Fotoativa, mais de cinco mil fotos com o tema “Patrimônio Histórico” foram captadas, formando um belo e importante acervo.

Uma parte bem resumida deste labor está agora nas paredes centenárias do Casarão da Fotoativa. Eu tive o dificílimo trabalho de selecionar os 30 talentosos artistas da mostra – grande parte deles, nunca participou de uma exposição formal. 30 sentidos. 30 razões. 30 cidades.

Tem a Belém que é vendida cada vez que um prédio histórico é posto a baixo ou um mero azulejo português saqueado de sua fachada. Tem aquela que se mantém em pé resistindo à natureza equatorial graças à boa sorte ou sei lá o que. E, é claro, tem os momentos de inspirada preservação do patrimônio.

Qual destas é a verdadeira Belém? Idealizada? Mítica? Monumental? Decadente? Lusitana? Francesa? Brejeira? Claustrofóbica? Engessada na clave do “já teve”? Todas elas, eu diria. Escolha a sua.

Guy Veloso – Curador da exposição


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: