Posted by: guyveloso | 22 de August de 2012

Guy Veloso. Ritual de Candomblé, Belém-PA, 2010, diapositivo.

Guy Veloso. Ritual de Candomblé, Belém-PA, 2010, diapositivo. Fotografia participante da mostra “É preciso confrontar as imagens vagas com os gestos claros”, Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo-SP). Curadoria Paulo Miyada. Abertura dia primeiro de setembro de 2012.

“A obra de Guy Veloso prima pelo trabalho com a luz. Com cores saturadas e vibrantes, suas fotografias resistem a entregar-se ao gozo pleno dos jogos cromáticos, fazendo com que sua paleta de cores acobreadas se revele através de uma densa sombra. Tal negrume, que empresta uma aura noturna mesmo para imagens captadas sob o sol do meio-dia, encobriria por inteiro seus cromos, não fosse pelo jogo de fontes de luz e pelos anteparos que a refletem e matizam sua coloração. É significativo, portanto, que esses anteparos sejam, no mais das vezes, corpos engajados em ritos de crença que são, eles mesmos, atos de busca por alguma espécie de iluminação. Na exposição “É preciso confrontar as imagens vagas com os gestos claros”, estarão presentes um tríptico e um díptico de Veloso nos quais confundem-se os gestos de rituais diversos, desde cultos sacros do candomblé e da umbanda até os prosaicos carnaval e balé” – Paulo Miyada, curador

“Guy Veloso’s work takes the light as the main line. From vibrant and saturated color, his photographs resist surrendering to the full enjoyment of the chromatic game, making his coppery color palette proves through a dense shade. Shuch darkness, which lends a night aura even for images captured under the midday sun, would cover up its entire chrome, not for the light sources and the shields reflecting and titing its colors. It is that important, therefore, that these screens are, in most cases, bodies engaged in rites of belief that are themselves acts of searching for some sort of enlightenment. In the exhibition “We must confront the vague images with clear gestures”, a triptych and a diptych of Veloso will be present in which gestures of various rituals are mixed, since sacred cults like Candomblé and Umbanda to the prosaic carnival and ballet”, Paulo Miyada, curator


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