Posted by: guyveloso | 16 de October de 2012

Oxumaré

 FOTO: "Oxumaré". GUY VELOSO. Populares jogam água aos promeceiros do Círio de Nazaré. Belém-PA. Slide (analóg.). 2011.     Oxumaré, orixá do arco-íris pela tradição do Candomblé e demais religiões afrodescendentes é o título dado pelo fotógrafo Guy Velos para esta fotografia tomada em 2011 no Círio de Nazaré, provavelmente a maior procissão catótica do mundo com 2,1 milhões de pessoas nas ruas de Belém-Pará.  Esta mistura inter-religiosa estará presente na exposição “Êxtase” que ele aparesentará no Museu de Arte Sacra de Belém, de 11 de outubro a 11 de novembro de 2012, convidado especial do Salão Arte Pará, curada por Paulo Herkenhoff e Armando Queiroz.  Entre 2009 e 2011 Veloso documentou exclusivamente na capital do Estado do Pará procissões Católicas e cultos de matriz africana (Umbanda, Candomblé e Tambor de Mina). E, o que é algo incomum hoje em dia: tudo feito com equipamento analógico. Trata-se do primeiro ensaio feito pelo fotógrafo após expor na 29ª Bienal de São Paulo em 2010.

FOTO: “Oxumaré”. Populares jogam água aos promeceiros do Círio de Nazaré. Belém-PA. Slide (analóg.). 2011.
Oxumaré, orixá do arco-íris pela tradição do Candomblé e demais religiões afrodescendentes é o título dado pelo fotógrafo Guy Velos para esta fotografia tomada em 2011 no Círio de Nazaré, provavelmente a maior procissão catótica do mundo com 2,1 milhões de pessoas nas ruas de Belém-Pará.
Esta mistura inter-religiosa estará presente na exposição “Êxtase” que ele aparesentará no Museu de Arte Sacra de Belém, de 11 de outubro a 11 de novembro de 2012, convidado especial do Salão Arte Pará, curada por Paulo Herkenhoff e Armando Queiroz.
Entre 2009 e 2011 Veloso documentou exclusivamente na capital do Estado do Pará procissões Católicas e cultos de matriz africana (Umbanda, Candomblé e Tambor de Mina). E, o que é algo incomum hoje em dia: tudo feito com equipamento analógico. Trata-se do primeiro ensaio feito pelo fotógrafo após expor na 29ª Bienal de São Paulo em 2010.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: