Posted by: guyveloso | 11 de December de 2014

CATÁLOGO do projeto Penitentes na 29a Bienal de SP

Penitentes: dos Ritos de Sangue à Fascinação do Fim do Mundo (29a Bienal de SP/2010) //Penitents: Rituals of blood to the fascination of the world’s end (29th São Paulo Biennial/2010)

CATÁLOGO/catalog:

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Penitentes angel documentaryphotography

(c) Guy Veloso

Port/engl

Penitentes

Convidado pelos curadores Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias, Guy Veloso exibiu o ensaio documental Penitentes na Bienal Internacional de São Paulo de 2010. As imagens escolhidas para a exposição são um recorte de um projeto maior e inédito iniciado em 2002, Penitentes: dos Ritos de Sangue à Fascinação do Fim do Mundo, curado por Rosely Nakagawa, feito a maioria com equipamento analógico, com previsão de durar 13 anos.

“Recomendadores”, “Alimentadores” ou também chamados “Irmãos das Almas” são grupos laicos que durante certas épocas do ano, saem noite adentro rezando pelos “espíritos sofredores”, geralmente cobrindo rostos com panos ou capuzes, em alguns casos mais dramáticos, praticando autoflagelação.

Trata-se de manifestação ímpar no interior profundo do Brasil que vai de encontro à “modernidade”, desconhecida até das pessoas que vivem nas cidades onde ocorrem. Uma cultura imaterial que se aproxima do seu fim com a descontinuidade de vários destes grêmios – testemunhada pelo fotógrafo ao longo deste Projeto.

Em 2009, Veloso foi o primeiro pesquisador a levantar a teoria de que estas confrarias de tradição oral, místicas, grande parte de difícil acesso ou até sigilosas, poderiam ocorrer nas 5 regiões do Brasil. No ano seguinte provou e publicou sua teoria cobrindo o país inteiro com 117 grupos documentados.

Assim são os projetos Veloso, de cunho antropológico, que demoram anos para serem apresentados ao público pela extensa pesquisa e envolvimento íntimo com o objeto fotografado (em um dos grupos foi iniciado, inclusive).

Para a Bienal, foram originalmente copiadas e emolduradas 16 fotos em tamanho 70×105 cm. Por questões de espaço e composição, 04 delas foram excluídas na montagem (as primeiras imagens deste catálogo). A série de 12 fotografias foi exposta no terceiro andar do Pavilhão em 15 metros lineares de parede (vide ensaio na ordem expositiva usada na época).

A 29ª edição da mostra internacional de arte mais importante da América Latina (e uma das três do mundo) – chamada de Bienal da Retomada – foi um marco na história recente das artes do país.

http://www.guyveloso.com

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Penitents

Invited by the curators Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias, Guy Veloso showed his experimental documentary Penitentes in São Paulo International Biennial 2010. The images chosen for the show are a sip of a larger and unpublished project started in 2002, The Penitents: Rituals of blood to the fascination of the world’s end, curated by Rosely Nakagawa, done with analog equipment, expected to last for 13 years.

“Penitents”, “Soul Feeders” or also “Brothers of Soul” are secular groups of secrecy that through certain times of the year, go hit the night praying for the “suffering spirits”, usually covering their faces with rags or hoods, in some dramatic cases, practicing self-flagellation.

This is about an unparalleled manifestation deep inside Brazil that goes against the “modernity”, unknown until to people who live in cities where they occur. An intangible culture approaching its end by the discontinuation of several of these groups – witnessed by photographers throughout this project.

In 2009, Veloso was the first researcher to raise the theory that these brotherhoods of oral tradition, mystics, part of it of difficult access or religious, could occur in five regions of Brazil. The following year proved and published his theory having documented the entire country with 117 groups.

So are Veloso’s projects, an anthropological one, which take years to be presented to the public by extensive research and intimate involvement with the photographed object (it was started in one of the groups, indeed).

For the Biennale, were originally copied and framed 16 photos sized 70X105 cm. For reasons of space and composition, 4 of them were excluded in the assembly (see the first images of this catalog). The series of 12 photographs was displayed on the third floor of the pavilion on 15 linear meters of wall (see the show in the order used in the exhibition season).

The 29th edition of the most important international art from Latin America (and one of three in the world) – the so-called Biennial of Recovery – was a milestone in the recent history of the arts in the country.

http://www.guyveloso.com


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