Posted by: guyveloso | 11 de July de 2017

Artigo “Coreografia: a sacralização do corpo que dança”.

287A1399 tratada baixaArtigo “Coreografia: a sacralização do corpo que dança”. Ana Flávia Mendes Sapucahy.

Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas.

 

(c) Guy Veloso. Cia Moderno de Dança, Auto do Círio, Belém-PA, 2014.

Resumo: Esta reflexão trata do encontro entre dança e fotografia à luz da Etnocenologia. A argumentação parte de registros dos trabalhos da Companhia Moderno de Dança (CMD), grupo de pesquisa e criação cênica, feitos pelo fotógrafo Guy Veloso. Aborda-se a dança imanente (MENDES, 2010), práxis assinada por referida companhia, em diálogo com práticas espetaculares religiosas e apresenta-se a investigação do fotógrafo em sua obra, centrada principalmente no tema da religiosidade. A análise observa a particularidade das imagens capturadas pelo artista nos espetáculos da CMD e revela, para além da dimensão estética espetacularizante, um processo de sacralização do corpo que dança, dado a partir da criação de uma poética etnocenológica aqui nomeada coreofotografia, a qual instaura apontamentos para investigações futuras em torno de uma pretensa dança transimanente. Ana Flávia Mendes Sapucahy. Link.

 

http://www.guyveloso.com

Advertisements

Categories